Trabalho Acadêmico Apresentado
por:
Caroline
Souza Rodrigues e Monica Mayara, Cursando o 3º Ano do Ensino Médio
na disciplina de Filosofia na Escola Estadual Professor Jacob Casseb.
Sócrates
foi um dos grandes pensadores de Atenas, ele ensinava voluntariamente pessoas a
verem o mundo diferente e saírem dessa ‘caverna’ que o mundo os prendia. Ele
ensinou a filosofia gratuitamente enquanto os sofistas ensinavam por dinheiro. Sócrates
revolucionou a filosofia e até hoje é lembrado por sua humildade e seus
pensamentos.
Sócrates e Sofistas
Sócrates,
o homem. Nascido em 470 a.C., foi executado em 399 a.C., quando Atenas perdeu a
Guerra do Peloponeso contra Esparta.
Sócrates
ensinou que o sistema filosófico é o valor do conhecimento humano. Antes de
Sócrates questionava-se a natureza, depois de Sócrates, questiona-se o homem. O
valor do conhecimento humano (Humanismo).
“CONHEÇA-TE
A TI MESMO”, frase escrita no portal do templo de Apolo; cuja frase era a
recomendação básica feita por Sócrates aos seus discípulos.
Sócrates
percebeu que a sabedoria começa pelo reconhecimento da própria ignorância: “SÓ
SEI QUE NADA SEI”; é, para Sócrates, o princípio da sabedoria.
O
estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse
seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio, procurava evidenciar as
contradições afirmadas, os novos problemas que surgiam a cada resposta. Seu
objetivo inicial era demolir, nos discípulos, o orgulho, a ignorância e a
presunção do saber.
Usava dois métodos: IRONIA e MAIÊUTICA.
MAIÊUTICA:
Dava alternativas, perguntas e respostas ajudavam a buscar a verdade. O nome
Maiêutica foi uma homenagem a sua mãe que era parteira. Ele dava luz às idéias.
IRONIA:
A ironia socrática tinha um caráter purificador na medida em que levava os
discípulos a confessarem suas próprias contradições e ignorâncias, onde antes
só julgavam possuir certezas e clarividências, perguntas e respostas destruía o
falso saber. Os discípulos, libertos do orgulho e da pretensão de que tudo
sabiam, podiam iniciar o caminho da reconstrução das próprias ideias. Com isso,
Sócrates acreditava num só Deus (Monoteísmo); a época era de Politeísmo. Por
vários motivos ele foi perseguido. Foi condenado à morte em 399 a.c. por não
aceitar mudar suas ideias (tomou Cicuta, um tipo de bebida que o carrasco
deu-lhe para beber).
Para
Sócrates o homem deveria conhecer a si mesmo, chegar à virtude através do
conhecer a si mesmo. È a sabedoria que nos dá a virtude.
Ao trabalhar com Os Sofistas, Sócrates observa e questiona:
a) Os
Sofistas buscam o sucesso e ensinam as pessoas como conseguir; Sócrates busca a
verdade e incita seus discípulos a descobri-la.
b) Os
Sofistas são necessários fazer carreiras, Sócrates quer chegar à verdade,
desapegando dos prazeres e dos bens materiais.
c) Os
Sofistas gabam-se de saberem tudo e fazer tudo; Sócrates tem a convicção de que
ninguém pode ser mestre dos outros.
d)
Para os Sofistas, aprender é coisa passiva e facílima, afirmam isso e tudo por
um preço módico.
Sócrates
defendia que a opinião é individual, mas a sabedoria é universal. A questão da
felicidade e honestidade está na prática do agir. As riquezas não interessam
aos homens.
A
doutrina socrática identifica o sábio e o homem virtuoso. Derivam daí diversas
conseqüências para a educação, como: o conhecimento tem por fim tornar possível
a vida moral; o processo para adquirir o saber é o diálogo; nenhum conhecimento
pode ser dogmaticamente, mas como condição para desenvolver a capacidade de
pensar; toda a educação é essencialmente ativa, e por ser auto-educação leva ao
conhecimento de si mesmo; a análise radical do conteúdo das discussões,
retirado do cotidiano, leva ao questionamento do modo de vida de cada um e, em
última instância, da própria cidade.
Diferenças entre Sócrates
e os sofistas:
• O sofista é um professor ambulante.
Sócrates é alguém ligado aos destinos de sua cidade;
• O sofista cobra para ensinar.
Sócrates vive sua vida e essa confunde-se com a vida filosófica: “ Filosofar
não é profissão, é atividade do homem livre”
• O sofista “sabe tudo” e transmite um
saber pronto, sem crítica (que Platão identifica com uma mercadoria, que o
sofista exibe e vende). Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu
interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no
interior de cada um.
• O sofista faz retórica (discurso de
forma primorosa, porém vazio de conteúdo). Sócrates faz dialética (bons
argumentos). Na retórica o ouvinte é levado por uma enxurrada de palavras que,
se adequadamente compostas, persuadem sem transmitir conhecimento algum. Na
dialética, que opera por perguntas e respostas, a pesquisa procede a passo a
passo e não é possível ir adiante sem deixar esclarecido o que ficou para trás.
• O sofista refuta por refutar, para
ganhar a disputa verbal. Sócrates refuta para purificar a alma de sua
ignorância.
Questões:
1. O que foi a comedia e qual a sua importância para a
democracia ateniense? Cite alguns dos principais comediógrafos e suas obras.
A
comédia foi fator importante para a democracia grega porque ela tinha uma
atuação de denúncia como ocorre com o papel da mídia hoje. Ela satirizava a
todos, mas especialmente os políticos e ricos influentes da época.
Porém,
a importância da comédia era a possibilidade democrática de sátira a todo tipo
de idéia, inicialmente política. Assim como hoje, em seu surgimento, ninguém
estava a salvo de ser alvo das críticas da comédia: governantes, nobres e nem
ao menos os Deuses (como pode ser visto, por exemplo, no texto "As
Rãs", de Aristófanes).Por isso, muitos temiam ser ridicularizados pela
comédia, que assumiu assim um papel para aquisição plena da democracia
ateniense.
Dentre
os principais autores e obras podem ser mencionados: Ésquilo (525 - 456 a.C.),
que escreveu a trilogia Oréstia, Prometeu Acorrentado, etc.; Sófocles (495 -
405 a.C.), que se destaca com as peças Édipo Rei, Antígona e Electra; Eurípedes
(480 - 406 a.C.), autor de Medéia, Hipólito, Andrómaca, As Troianas, etc
Comédia-A
comédia foi um gênero mais voltado para o cotidiano, para os costumes, que são
tratados sobre tudo como objeto de crítica e sátira. Dentre os principais
comediógrafos destacam-se: Aristófanes (445 - 385 a.C.), autor de A Paz,
Lisístrata, A Assembléia de Mulheres, Os Cavaleiros e Plutos; Menandro (340 -
292 a.C.), autor de O Intratável.
2. Pode-se afirmar que a imagem de Sócrates construída por Aristófanes
e preconceituosa? Por quê?Em que sentido?
Sim,
porque Aristófanes elegeu Sócrates por alvo de sua crítica porque identificou
nele o mais famoso representante daqueles indivíduos pelos quais nutria
profundo desdém: os sofistas, sábios que mediante pagamento se dispunham a
ensinar a arte da retórica a fim de vencer qualquer litígio. Sócrates foi
Mestre no ensino do instrumento e não responsável pelo mal uso que fizeram
dele.
3. Como era a democracia ateniense e em que ela se diferencia
da democracia brasileira atual?
a
democracia ateniense era formada por todos os cidadãos exceto estrangeiros
escravos e mulheres,e os magistrados eram sorteados. Por isso ela era completamente diferente da atual
democracia brasileira.
4. Quais são as principais diferenças entre Sócrates, os
filósofos pré-socráticos e os sofistas?
E
Sócrates era humilde e se preocupava em ensinar a seus discípulos a serem mais
humildes e quebrar sua idéia do ‘saber’, ele foi a evolução dos sofistas, ele
não se considerava uma pessoa sábia ele se considerava um filosofo e seu
objetivo foi chegar a sabedoria. E já os pré-socráticos e os sofistas eles
passavam o seu conhecimento em troca de dinheiro e se consideravam pessoas
sábias ao contrário de Sócrates, para eles o homem é somente uma parte de um
elemento da natureza. O objetivo da filosofia pré-socrática é o de pedir é
descobrir a unidade que faz da própria natureza um mundo: a única substância
que constitui o seu ser, a única lei que regula o seu devir.
Conclusão
Para
Sócrates o principio da sabedoria é reconhecer que você não sabe nada, ele
mesmo sendo um grande pensador ele tinha uma frase que nunca foi esquecida “Só
sei que nada sei”.
Ele
era uma pessoa muito ‘humilde’ por mais que ele levasse a vida parecida com a
de um sofista, ele sempre queria mostrar que todos nós somos iguais, e por mais
que sabemos muito sobre algo ainda há o que se aprender, e não devemos ter o
orgulho, a ignorância e a presunção do saber e era isso que ele enfatizava aos
seus discípulos.
Ele
ajudava os seus discípulos a se desprenderem de orgulho e da pretensão de que
sabiam tudo, e utilizava de dois métodos a ironia e maiêutica.
Sócrates
acreditava em um só deus, e na época em que ele vivia em Atenas onde a adoração
á vários deus primordial.
Foi
condenado à morte em 399 a.C. por suas idéias, que estavam influenciando as
pessoas. Ele teve que beber cicuta que é um veneno e morreu, mas suas idéias
até hoje vivem na mente de cada um.
Referencias Bibliográficas
http://cpantiguidade.wordpress.com/2010/04/08/a-filosofia-grega-no-periodo-classico/Dia:
18-04-2013 Hora: 14h49min
muito bom cara me ajudou na liçao de casa espero que continue postando
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