sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

De que forma podemos associar as políticas ditatoriais da América Latina com a Guerra Fria?

Por Odemir Silva

Existem semelhanças entre as ditaduras militares: brasileira (1964-1985), argentina  (1976-1983), uruguaia (1973-1985) e chilena (1973-1990). De que forma podemos associar as políticas ditatoriais da América Latina com a Guerra Fria?
Pensamos que sim, pois discutindo percebemos que com a guerra fria entre os EUA e URSS, ficando cada um com uma parte do globo (territorialmente falando), isto é a URSS com boa parte da Europa e o EUA com a América do Sul, ambos impuseram sua política de domínio nesses países.
Como foi dito pelo professor que “a América Latina foi o quintal dos EUA”, pensamos que ainda pode ser. Para se manter no poder os EUA financiaram armamentos e financiou os golpes militares para evitar a influência da ideologia socialista como exemplo de Cuba, temendo que os países da América do Sul fugissem do seu controle imperialista.
As políticas ditatoriais da América Latina tinham como base evitar qualquer movimento social, até mesmo os taxando de subversão. O capitalismo imposto pelo imperialismo Norte Americano pregava uma falsa liberdade, caluniando o regime socialista para tirar proveito e assim manipulando os governos aliados.
Os interesses econômicos na expansão pós-segunda guerra mundial são determinantes nas políticas que influenciam as relações com os países Latinos Americanos, desencadeando por isso os golpes militares ditatoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário