sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Quais os principais desafios do professor de sociologia no ensino médio

Por Odemir Silva

Com toda certeza nos dias atuais, não há questão mais polêmica do que á da escola. Ela nos angustia e nos confundi, tanto porque somos a todos os momentos cobrados, pela responsabilidade de fazer da educação a senha de acesso aos significados do mundo, isto porque estamos insatisfeitos com a escola que temos, num misto de responsabilidade, cobranças e decepções.
Ficamos incomodados porque queremos nos convencer da importância decisiva da escola e porque nos desiludimos com a escola que realmente existe. A reforma de que necessitamos passa pela presença desta figura maiúscula do intelectual construtor o professor, organizador, formador de opinião, que, da técnica-trabalho consegue chegar à técnica-ciência e à concepção humanista histórica, rompendo assim com a condição de autoridade científica e tornando-se o direcionador que orienta. Não basta apenas sonhar.
É preciso lutar diariamente para materialização destes desejos e acima de tudo acreditar que isto é possível. Meu maior questionamento: será que quando assumirmos esse papel de professor fará alguma relevância, contribuiremos para mudança que tanto desejamos? Tomara que a nossa geração alcance a mudança de fato, que tanto procuramos. E não venhamos a encarar um sistema diferente do que imaginamos, circunstancias adversa e nos adaptarmos. Termino com Karl Marx: “Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.”

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